Tuesday, January 17, 2006

Reestruturação da LNI

Após um compasso de espera, parece que estamos agora inclinados a apostar numa reestruturação desta licenciatura de acordo com o processo em curso das outras licenciaturas da EEG e da UM.
Para além duma duração mais curta (3 anos) o novo programa poderia implementar outro tipo de reformas em termos pedagógicos. Estou a pensar nomeadamente em adoptar uma abordagem mais orientada à análise e resolução de problemas/casos concretos e multidisciplinares, a chamada "problem-based learning", em contraste com a abordagem/metodologia dominante vigente de módulos predominantemente teóricos, unidisciplinares ("disciplinas").
Como, para já, está afastada a hipótese de aderir à primeira vaga do processo de reestruturação em curso (vulgo PREC) temos algum tempo para organizar, com a colaboração de todos os interessados, principalmente docentes, alunos, ex-alunos e "sociedade civil", um projecto metodologicamente inovador, que esta licenciatura pioneira objectivamente bem merece.
Também neste contexto devemos avançar com base no estudo e não em palpites mais ou menos bem informados, pelo que solicito a todos os que queiram encetar esta jornada que consultem "Educational Innovation in Economics and Business Administration: The Case of Problem-Based Learning", editado por W. Gijselaers et al e publicado em 1995 por Kluwer Academic Publishers.
Na semana que vem este livro estará à disposição de todos na BGUM e se até lá alguém o desejar consultar, agradeço que se dirijam à Dr.ª Graça do IEEG, que em contacto comigo, se encarregará de o disponibilizar a quem o solicitar.